11 outubro 2011

Entrevista - Margarida Oliveira

1-Qual o teu nome e idade?
Margarida Encarnação Alemão de Oliveira; 14 anos.

2- Que número envergas na camisola e em que posição gostas mais de jogar?
4. Um número excelente. Gosto de jogar na posição ala, mas também me agrada estar na posição de fixo.

3- De onde surgiu o teu gosto pelo futsal?
Surgiu desde pequenina. Os meus primos há muito que são ligados ao clube Che Lagoense, e desde então várias vezes participei em treinos e visualizei alguns jogos. E então foi daí que entrou o interesse pelo futsal. Fui praticando, tentando até que decidi que poderia vir a ser uma das muitas jogadoras da Che Lagoense. 

4- O que achas que é preciso para se ser uma boa jogadora de futsal?
Primeiro de tudo tem que se gostar daquilo que se faz, neste caso futsal. A partir daí, se treinarmos com força de vontade e com muita paciência e tempo, poderá então ser-se uma boa jogadora. O que não indica que sejamos melhores que outras, ser boa não indica ser a melhor de todas, claro!

5- Diz-nos algumas das tuas qualidades enquanto jogadora e, já agora, alguns aspectos onde achas que ainda podes/precisas melhorar?
Ok, uma das minhas qualidades ... Eu acho que defendo bem enquanto fixo. Tenho bom remate. E consigo em algumas situações fazer frente com o corpo devido ao meu cabedalzinho. Aspectos que acho que tenho de melhorar…  Deveria não me esquecer de certas posições em que deveria estar. A direcção no pé, às vezes parece que está torto! E também em alguns casos de finalização... Nada que os treinos da Srª Coach não resolvam.
6- Às vezes ouvem-se frases como esta "O futebol não é para mulheres". O que responderias a alguém que te dissesse isso?
Se fosse dita por um homem, claro que o chamaria de machista porque cozinhar também não é para homens e eles fazem-no! E para além disso algumas de nós jogamos melhor que alguns deles!

7- Qual o teu objectivo pessoal para esta época?
Melhorar bastante! A saída das jogadoras (Filipa Jesus, Soraia Reis, Mariana Teles, Alexandra Larisa) fizeram bastante diferença mas não dependemos uns dos outros. O meu objectivo não é ganhar tudo. Seria um objectivo muito relevante, mas tentar fazer bons resultados sim! Devemos fazer o que sabemos, da melhor maneira, e num jogo dar tudo por tudo.

8- A equipa tem uma média de idades baixa. Achas que isso é um factor positivo ou negativo, pensando a nível da classificação no campeonato?
Tanto positivo como negativo. Positivo, porque a juventude numa equipa é essencial, até porque algumas de nós temos um bom talento, independentemente do tamanho ou idade. Claro que também é negativo, porque, tendo em conta as classificações no campeonato, não será um campeonato só de vitórias, claro que vamos ter algumas classificações piores do que outras, (claro que isso tem o seu lado bom para o “Otis” o nosso porquinho) devido às novas aquisições. Não se pode transformar uma maçã numa macieira.

9- Diz-nos 2 momentos marcantes na CHE, 1 "bom" e 1 "mau".
1 Bom -> Praticamente todos os momentos são bastante agradáveis. Mas um que me tenha marcado mesmo foi quando estivemos em baixo, mas mesmo assim nos reunimos todas sempre como equipa!
1 Mau -> Num jogo, quando um rapazito, teve a infeliz ideia de cair em cima de mim [cheio de suor e a sua estatura física não era propriamente estreita se é que me entendem]!

10- Deixa uma mensagem para as tuas colegas.
Sejam quem são, joguem como sabem, pratiquem este maravilhoso desporto, desfrutem da vossa juventude, e, se eu morrer amanhã, relembrem-me como a Guida que só diz parvoíces, a trancinhas, ou até a gordinha. Gosto muito de todas vocês, são parte de uma segunda Família!

Sem comentários: