28 março 2013

Entrevista - Rute Duarte

1- Qual o teu nome e idade?
Chamo-me Rute Duarte e tenho 15 anos.

2- Em que posição gostas de jogar e qual o nº da camisola?
Eu gosto de jogar mais a fixo e na ala, mas se for preciso, jogo em qualquer posição. Jogo com o nº7 mas o meu nº preferido é o 36.

3- Antes de te juntares à equipa de futsal da CHE, passaste pelo futebol de 7. Recentemente também foste chamada à Selecção do Algarve de futebol de 7. Quais são as principais diferenças que encontras entre as duas modalidades?
No futebol de 7 o campo e a bola são maiores, há mais espaço livre mas também mais jogadoras. Ao percorrer o campo, canso-me mais. O futsal é ao contrário.

4- Este é apenas o teu segundo ano na equipa. Como vês a tua evolução da primeira para a segunda época?
Antes tinha mais cuidado para não errar, tinha de me habituar às posições, ou seja, o que se fazia em cada posição. Agora é diferente, já estou habituada a esta modalidade. É mais fácil para mim jogar porque também já conheço melhor as minhas amigas de equipa. Antes eu jogava na rua com os amigos e aí eu fintava muito, agora já não finto tanto como fintava antes. E assim considero a minha evolução como positiva.

5- Como te descreves enquanto jogadora (qualidades e defeitos)?
Tenho muito o defeito de cair na tentação de tirar a bola às adversárias ou ser impulsiva em tirar a bola às adversárias. Qualidades, tenho boa visão de jogo e qualidade de passe. 

6- O campeonato ainda não acabou mas a equipa de juniores da CHE já se sagrou campeã. Achas que foi justa a vitória no campeonato? O que sentiste ao tornar-te campeã? 
Sim, acho justo porque nos esforçámos muito para chegarmos onde chegámos. Tivemos muita moral desde o segundo jogo da época. Senti-me uma vencedora porque não se é vencedora todos os dias.

7- Dos golos que já marcaste, diz-nos um que se destaque e que te tenha ficado na memória?
Estávamos a jogar contra Alte, em Quarteira, quando foi falta para nós e o árbitro marcou um livre de 10 metros e disseram-me para marcar. Então lá fui eu. Estava com receio de falhar porque a última vez que fiz um livre de 10 metros falhei. Então concentrei-me. A nossa treinadora disse para colocar a bola e chutei e fiquei contente por ter marcado.

8- O que representa o futsal e o desporto em geral na tua vida?
É a minha vida.

9- Para quem não te conhece, diz-nos quem é a Rute.
A Rute é uma menina fácil de tratar, às vezes teimosa, muito divertida e muito explosiva quando as coisas correm mal.

10- Deixa uma mensagem para as tuas colegas.
Muita força para todas, em relação ao desporto e à vida pessoal, e que sejam unidas e que corra tudo bem ao longo das suas vidas.

Sem comentários: