08 novembro 2012

Entrevista - Eliana Leda

1- Qual o teu nome e idade?
Eliana Fortes, tenho 18 anos.

2- Em que posição gostas de jogar e qual o nº da camisola favorito?
Ala (direita e esquerda), sempre gostei do nº21, mas actualmente jogo com o nº17.

3- Há quantos anos estás na equipa da CHE e como surgiu a oportunidade de integrares a equipa?
Bem, comecei a jogar na Che aos 13 anos, mas na altura que entrei a época já tinha terminado, por isso “tecnicamente” estou há 4 anos. A oportunidade foi através de uma prima minha que jogava pela equipa de seniores nessa altura, ela sabia que eu gostava de jogar futsal/futebol, então propôs a ideia de entrar numa equipa federada.

4- Como te descreves enquanto jogadora (qualidades e defeitos)?
A minha qualidade enquanto jogadora é obviamente a velocidade. Apesar de ser um pouco tímida gosto de me envolver com as pessoas, neste caso com as jogadoras (as que ainda estão na equipa, as que já passaram por ela e ainda as que possam vir). Um dos meus maiores defeitos é ser muito perfeccionista a nível pessoal, se não gostar de um passe que faço ou de um remate, o que seja, fico muito chateada comigo mesma, o que leva também ao meu outro defeito que é desistir facilmente quando algo não me agrada, fico logo com a moral em baixo.

5- O campeonato começa já na próxima semana. Que expectativas tens a nível pessoal e colectivo?
Melhorar muito, mas mesmo muito a nível pessoal, pois estive uma época parada, a de 2011/2012. Sinto que ainda tenho muito que recuperar, não só a nível técnico, mas também a nível táctico. A nível colectivo, é continuarmos a trabalhar a nível táctico, pois a nível técnico cada jogadora tem a sua qualidade, seja em drible, velocidade, resistência, controlo de bola, etc… Sozinhas somos boas, mas em conjunto somos muito melhores. É continuar com a mesma união que a equipa tem e sempre teve, porque apesar de sermos colegas de equipa somos também amigas. E só trabalhando é que iremos ter um campeonato positivo para nós.

6- Este ano, só existem 5 equipas a disputar o Campeonato de Juniores Femininos. Como vês esta situação? Achas que o futuro deste campeonato pode estar em perigo para as próximas épocas?
É uma situação “estúpida”, pois a AFA deveria apoiar mais o Futsal Feminino. Não posso dizer que vá influenciar de todo, mas se continuar assim, não havendo apoio para as equipas, e não havendo apoio para as próprias jogadoras (não sei se foi uma regra ou não), em que as jogadoras com idade igual ou inferior a 14 anos teriam que realizar exames médicos que iriam custar algum dinheiro, pois por cada jogadora o clube teria que pagar um "x" pelo exame. E como a situação financeira do nosso país não é das melhores, ou melhor é mesmo das piores, não havendo dinheiro nos clubes para pagar transportes ou outros afins, a solução que eles encontram é “fechar portas” a nível de futsal feminino. Por isso, as épocas futuras poderão ser muito influenciadas.

7- Existem sempre momentos marcantes. Diz-nos 2 que te tenham marcado especialmente (positivos e/ou negativos).
Um dos momentos, que foi claramente um dos mais marcantes, foi o facto de sermos campeãs na época de 2008/2009, foi a primeira época em que joguei pela equipa da CHE. Já tive muitos momentos positivos, muitas risadas, palhaçadas, entre muitas coisas.
Um dos piores momentos, foi termos perdido o título para a equipa de Faro, logo na época a seguir. Esforçámos-nos e trabalhámos muito para conseguir manter o título, mas não foi o suficiente, mas apesar disso não nos impediu de continuar.

8- O que significa o futsal na tua vida?
Futsal foi o único desporto em que me consegui enquadrar. Já pratiquei vários desportos, tais como atletismo, basquetebol e natação, mas nenhum deles me cativou tanto como o futsal. Futsal deu me várias oportunidades de conhecer novas pessoas, que actualmente ainda tenho contacto com elas, o que é muito bom. Uma via de melhorar a auto-estima de uma pessoa, podemos descarregar a nossa raiva num jogo ou num treino, ou até ficar ainda mais contente por algo ter corrido bem. Como outras coisas, o futsal é “Hot n’ Cold”, tanto num minuto pode estar a correr tudo mal, a nível técnico e também a nível táctico no que toca a jogos formais, como num outro minuto corre tudo como esperamos.

9- Para quem não te conhece, diz-nos quem é a Eliana. 
É uma rapariga que gosta de se divertir, sair à noite, conhecer pessoas novas, estar sempre na galhofa, às vezes é um pouco parva (ou até mesmo muito), dá-lhe “pancadas” de vez em quando, basicamente está sempre no mundo da lua. Mas quando é para trabalhar, trabalha, sendo a nível escolar, profissional (trabalho) e até mesmo a nível de desporto.

10- Deixa uma mensagem para as tuas colegas.
Lutar por aquilo que sempre lutamos até ao fim, nunca desistir por nada. Tudo o que o universo põe, ele tira novamente. Se um obstáculo tiver na vossa frente a vos impedir de percorrer os vossos sonhos, continuem a lutar sempre, pois um dia esse obstáculo não irá mais estar. 

Sem comentários: